terça-feira, 19 de outubro de 2010

TRABALHO DE PROJECTO


O Trabalho de Projecto
O que é o Trabalho de Projecto?

O trabalho de projecto é um método de aprendizagem na qual se realiza um estudo aprofundado sobre um determinado tópico, em que o mesmo é conduzido por uma criança ou por um grupo de crianças.

Qual a diferença das outras abordagens educativas?

As crianças envolvidas no trabalho de projecto, trabalham um tópico por um período longo. Esse tópico é escolhido principalmente porque é do seu interesse e faz sentido para eles e para a sua vida quotidiana. As crianças participam numa pesquisa, e muitas vezes num nível superior do esperado pelo adulto. O educador pode integrar conhecimento e aprendizagens ao longo do projecto: matemática, literacia, ciências…

Como é planeado um projecto?

As crianças realizam muitos dos seus próprios planos com a ajuda do educador. Esses planos, muitas vezes têm outras implicações, como visitas a locais fundamentais ao desenrolar do projecto e/ou entrevistas com profissionais da área.

Como é que as crianças aprendem?

As crianças usam uma enorme variedade de recursos para encontrar respostas às suas perguntas. Estes incluem recursos tradicionais, como livros, mas também fazem visitas a locais de interesse. Primeiro, as crianças planeiam as perguntas a realizar nas entrevistas e distribuem tarefas para a viagem ou para o entrevistado. No campo, no momento em que tudo acontece, as crianças tiram notas e desenham ou escrevem as respostas que vão surgindo e são consideradas importantes. Eles fazem maquetes de construção de estruturas e brincam em ambientes que as ajudarão a resolver as aprendizagens que estão a fazer na exploração do tópico.
As crianças resolvem os seus problemas, com o adulto que desempenha um papel de estruturar os problemas e assistir às crianças com soluções e recursos necessários. As crianças vão actualizando, desde refazendo os desenhos ou voltando a escrever, à medida que os seus conhecimentos vão crescendo e existe a necessidade de reestruturar os planos feitos para o desenvolvimento do projecto.
Eles documentam as suas aprendizagens através de livros de projecto, posters, murais, através da arte, gráficos, construções e através de um jornal.

Como sabe, o educador, que as crianças estão de facto a aprender?

O educador recolhe o trabalho que as crianças vão realizando, observa o desenrolar do projecto e analisa o seu trabalho. A isto denomina-se: documentação.
Os objectivos do currículo da escola são revistos e a documentação está prevista para se ter a certeza de que as crianças estão a interiorizar conceitos e competências especificados nas metas. Muitas vezes, será preparado uma apresentação que mostra as aprendizagens reais das crianças.

Esta é a única maneira de as crianças aprenderem?

O trabalho de projecto é um método entre muitos outros para desenvolver aprendizagens. Um projecto apresenta muito do mesmo conhecimento e capacidades presentes numa abordagem mais formal nas salas. Os projectos têm a vantagem de permitir às crianças de aplicarem e usarem o que estão a aprender à medida que resolver problemas, ultrapassam obstáculos e partilham o que sabem. Isto permite um conjunto de oportunidades para desenvolver trabalho em equipa, tal como trabalhar com outros e a existência de desafios cognitivos.

Como podem outros ajudar no projecto?

É fundamental a percepção de que as crianças têm as suas próprias questões, e estão a aprender a colaborar com o adulto e com todos os outros recursos disponíveis, para encontrar as suas respostas. Tomar as questões das crianças com seriedade e ouvir o que elas têm a dizer, a partilhar e a acrescentar. Promover espaços e oportunidades para elas desenharem, fotografarem o que estão a explorar. As crianças aprendem melhor, quando os vários sentidos estão envolvidos no processo, e tudo o que elas podem tocar, ver ou ouvir é significante. Elementos que podem ser emprestados para explorações na sala de actividades são avaliados e agradecidos, especialmente máquinas, ferramentas, amostras de produtos, e assim por diante.

Bibliografia:

Helm, Judy Harris. Katz, Lilian. (2001). Young Investigators: The Project Approach in the Early Years. Teachers Collegue Press.

Sem comentários:

Enviar um comentário