domingo, 26 de setembro de 2010

A Guerra do Fogo



Há 80 mil anos atrás dava-se o surgimento da Humanidade, em que o homem pré-histórico sabia conservar o fogo oferecido pelos acasos da natureza, mas não criá-lo artificialmente. Nesta época cruel, o fogo assegurava a sobrevivência da espécie não só para o seu aquecimento, mas também para a confecção de alimentos. Quando este deixava de existir era necessário a sua procura para salvaguardar a sobrevivência da espécie. Para o alcançar foi necessário lutar com outras tribos e ultrapassar diversos obstáculos.
Durante este processo de conquista foram feitas diversas aprendizagens proporcionando o enriquecimento cultural da espécie.
Também é visível a existência do conceito “ Amor”, ainda de uma maneira muito primitiva.
No final é possível ver uma tribo modificada pelo novo membro – a mulher. Esta tem costumes diferentes e passa alguns deles para a tribo que a acolhe, nomeadamente a forma de fazer o fogo.
Considero que este filme sobre a pré-história é muito rico, dando a conhecer algumas das características dos nossos antepassados tais como a coragem e bravura.
Achei curioso a forma como os nossos antepassados se esforçavam para manter acesa a chama. Aqui se denota a importância que esta tinha para a sua sobrevivência.
Também acho interessante a análise do conceito de “Amor”, pois é possível verificar a evolução das atitudes e comportamentos a ele associadas.
Considero positivo o visionamento deste filme para o enriquecimento cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário