domingo, 26 de setembro de 2010

O Menino Selvagem



Nos finais do séc.XVIII, em França uma criança é encontrada a viver sozinha no meio da floresta, supostamente abandonada por seus pais por volta dos três anos de idade por se tratar de uma criança diferente. Esta criança com 12anos de idade anda como um bípede, não fala, não lê e não escreve, ou seja, não demonstra quaisquer sinais de socialização e de capacidades intelectuais, possuindo o sentido do olfacto muito desenvolvido. Esta criança desperta o interesse de um médico que a leva para sua casa onde, com a ajuda da sua empregada, dedica-se de forma muito empenhada na reeducação e integração social do menino. Resultado da persistência do médico e do carinho e amor demonstrados por si e pela sua empregada, a criança aos poucos começa a dar sinais exteriores das aprendizagens efectuadas quer a nível comportamental quer a nível intelectual. Ao fim de nove meses ele foge para a sua anterior “casa”, acabando por regressar por sua própria vontade.

Considero que este filme é bastante elucidativo da importância da educação e transmissão cultural para a vivência em sociedade. O afastamento da sua espécie na fase inicial da vida de uma criança é um factor preponderante na aquisição de aprendizagens essenciais para a formação da sua personalidade.
Também é interessante verificar a presença de sentimentos como amor e carinho com que o médico e a sua empregada acolhem esta criança e o acreditarem até ao final nas suas aprendizagens e integração na vida em sociedade.
O visionamento deste filme serviu para me sensibilizar para o acreditar nas capacidades dos outros, apesar destas inicialmente parecerem muito diminutas.

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